O que você precisa saber sobre o Curso de Direito

   

     Eu estou ingressando no 5º semestre de Direito e preciso te contar que parte dele não é nada como você imaginou, isso porque os filmes e séries americanas vendem um curso diferente do que a gente tem aqui no Brasil. Uma pena, né? (eu também acho).
     Partimos do fato de que aqui você escolhe (ou deveria) escolher a faculdade com base nos seus critérios; e não as universidades que escolhem você, considerando o seu currículo escolar e, muitas vezes, o poder econômico da sua família. 
     No primeiro semestre você não aprender sobre direito penal, civil, constitucional, você vai aprender sobre história do direito, só lá pelo terceiro você vai pegar alguma matéria de introdução ao direito mesmo.
     É importante dizer que você não vai conseguir um estágio no primeiro semestre (a menos que você tenha excelentes contatos ou alguém na família que trabalhe na área) e muito menos um estágio com o seu professor. Os estágios desse tipo só acontecem lá pelos últimos semestres e agora sim, como nos filmes, você precisa ser o melhor dos melhores pra conseguir.
     Se você der sorte de bons professores, eles vão ler a ementa da matéria com vocês, logo vão citar os livros da bibliografia e dizer os preferidos deles - uma dica: vá atrás de pelo menos um livro que seu professor indicar, leia, tente entender e só então compre, porque, cá entre nós, os livros são caros e você precisa ao menos entender o que os autores estão dizendo - e se possível adquira; compre, tire xerox, pegue na biblioteca, o que você vê em sala é só a ponta do iceberg.
        Se você ainda está longe de ingressar em uma faculdade, deixo abaixo algumas informações para que você não se iluda:
     Os filmes fazem questão de nos mostrar o valor que os atletas têm, muitas vezes já têm vaga garantida em grandes universidades ainda no ensino médio. O que não acontece aqui, né? O esporte acaba sendo só mais uma matéria (não completamente desenvolvida) e não te garante bolsa nenhuma. Mas calma, eu não estou dizendo que as faculdades não disponibilizam bolsa de estudos para atletas, isso acontece, sim, mas, diferentemente do que estamos acostumados a ver, essas bolsas não são tão divulgadas (eu pelo menos nunca ouvi falar, só fiquei sabendo porque eu queria jogar pela minha faculdade). Então, se você é atleta, existe a possibilidade de entrar pra equipe da faculdade que você escolher.
     Ainda sobre filmes e séries, preciso te contar uma coisa que pode te deixar bem triste, como me deixou: as salas de aula não têm escadarias de madeira super bonitas. A sua sala de aula vai ser normal, como no ensino médio, com carteira, um quadro, talvez com um Data Show e ar condicionado. Aqui também não temos fraternidades (no máximo você  vai ouvir falar da atlética do seu curso).
   
Fica calmo que agora que eu te mostrei a realidade (não tão legal), nos próximos posts serão sobre a vida real de um estudante. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo

Atualizações do Instagram